Idh da china
“O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da China é o que mais cresce no mundo. A aceleração econômica do país é responsável por um aumento de 0,233 pontos no Índice de Desenvolvimento Humano desde 1980”.
A elevação do IDH deve-se ao crescimento econômico do país que teve os efeitos baseados principalmente pelo aumento da renda per capita Outro país que teve aumento no IDH “semelhante” ao da China foi o Egito, que teve melhorias consideráveis na área da saúde e da educação. O Brasil também teve um aumento no IDH de 0,123 pontos, mas a sua posição se encontra em 70° lugar, uma colocação melhor que a China ( 94°) e o Egito ( 116°).
Como afirma o relatório da PNUD, dentre os dezoitos países que conseguiram aumentar mais rápido o valor do IDH desde 1980, somente dois países, China e Vietnã, tiveram o seu crescimento econômico maior que o desenvolvimento humano.
O desenvolvimento chinês se deu de forma desigual, porém intenso. “Em 2006, os 20% mais ricos dessas áreas, em que vivem cerca de 60% dos chineses, possuíam uma renda 6,9 vezes maior que os pobres do campo. Além disso, destaca-se que a redução da pobreza na China foi menor nas áreas urbanas, onde o custo de vida para os pobres foi calculado como sendo 37% maior do que nas áreas rurais”.
A maior concentração de renda da China deve-se ao crescimento econômico sendo este gerado através do consumo de derivados do aço. Em 2001 a demanda de consumo atingiu 160 milhões de toneladas métricas, por isso as siderúrgicas estrangeiras foram para o mercado chinês, sendo este o maior comprador mundial com importações de 25 milhões de toneladas métricas do aço.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Disponível em: http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=3127&lay=pde. Acesso em: 12/04/2012
Receita Federal. Disponível em: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/ComerMercadBrasil/2002/Brasilchina/comercio.htm. Acesso