Ideologias de aaron swartz
Todo assunto relacionado à ideologia de Aaron Swartz e seu suposto suicídio, não se refere apenas sobre uma mera tragédia pessoal, pelo contrário, ela marca três focos de reflexão:
• O significado do suicídio;
• A questão dos direitos autorais;
• O punitivismo penal.
Não temos todas as evidencias para julgar e tentar achar uma solução do ocorrido. Não podemos culpar o governo americano, e nem uma possível depressão da parte do Aaron.
Mas a internet é sinônima de mudanças e já não temos mais como recuar e perder o que o mundo já conquistou com a evolução tecnológica.
O fato é que hoje podemos ter acessos a informações, vídeos e músicas de forma gratuita através de um computador conectado à internet.
Mas o questionamento deste ato se é lícito ou não, é por conta dos direitos autorais que geram lucros às instituições.
Atualmente as empresas investem em sistemas para evitar maneiras de burlar as leis dos direitos autorais, mas devido ao avanço da tecnologia as instituições estão sendo obrigadas a mudar radicalmente seu modelo de negócios.
Um exemplo é a indústria do cinema, que vem perdendo bilhões por conta da pirataria cibernética. Mas por conta da grande quantidade de oferta de entretenimentos que existe hoje do mercado, o cinema precisou readaptar-se trazendo novos recursos, como telas gigantes IMAX (15 metros de altura), filmes em 3D, salas especiais, entre outros métodos que consiga atrair o público a buscar as salas de cinemas.
A morte deste precursor deixa uma mensagem de que toda sua pesquisa e seu empenho na ideologia da internet livre não tenha ocorrido em vão, visando mostrar à sociedade que as mudanças tecnológicas estão acontecendo muito rapidamente e que precisamos readaptar nossos sistemas judiciais em prol dos direitos da liberdade intelectual.
Focos de reflexão:
• O significado do suicídio;
• A questão dos direitos autorais;
• O punitivismo penal.
AFINAL :
Aaron