Hackerativismo
CAMPUS DE PARANAVAÍ
VICTOR HUGO DE MATOS CHAB
REVOLUÇÃO NA INTERNET: UMA INFLUÊNCIA MARXISTA NO CYBERATIVISMO
Paranavaí – PR
2014
VICTOR HUGO DE MATOS CHAB
INFLUÊNCIA DOS PENSAMENTOS MARXISTAS NO CYBERATIVISMO
Pré-Projeto apresentado na disciplina de Metodologia da Pesquisa em História, básico como avaliação da graduação.
PARANAVAÍ – PR
2014
“Cada vez que presenciamos uma injustiça e não agimos, nós treinamos nosso caráter para ser passivo na presença dessa injustiça e assim eventualmente perdemos toda a habilidade de nos defender e defender aqueles que amamos “.
(Julian Assange).
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..................................................................................................4
2. OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS..........................................................5
1. INTRODUÇÃO
O cyberativismo é uma cultura de caráter tecnológico e anti-coertiva, suas gamas de atuação abrangem desde assuntos como política, ecologia e até mesmo movimentos anti-mídia. Munidos por idealismo e insatisfação pelos sistemas governamentais, os hackerativistas engajam milhões de pessoas em todo o mundo e possibilitam uma manifestação real contra o sistema capital. Seus ideais que por mais variantes sejam, possuem um base comum no idealismo Marxista, pensamento que ganha renovação com a alusão dos computadores como meios de produção e a dominância do conteúdo tecnológico por uma elite. Em um pai como o Estados Unidos da América que claramente não recebe grandes influências das teorias marxistas, podemos analisar um crescimento desses ideais correlacionados ao cyberativismo.
É de valides inegável que essa nova cultura tem dado voz aqueles que até então não a tinham, sejam estas no encorajamento para contribuição da queda