Ideologia e Aliena o 1
O modo de produção humana citado por Marx se da devido a práxis humana que acontece de forma involuntária.
Os acontecimentos históricos são dados por condições determinadas pela ideologia e pelo inconsciente .
Somo determinados à acreditar que, somos o que somos por uma ideologia de Deus, pela natureza ou pela razão, que nosso próprio subconsciente nos julga por conta das determinações impostas.
Não é levado em consideração a estrutura da sociedade, a economia, ou a política como influencia viva e muito forte em nossas vidas “sou pobre pela vontade de Deus” por exemplo ;
Existem três formas de alienação social.
1. Alienação social : o Homem se exime toda e qualquer responsabilidades das instituições sociopolíticas
2. Alienação econômica: O trabalhador, como mão de obra vendida (mercadoria) não reconhece a expropriação da sua mão de obra, sendo reduzidos à coisas que produzem coisas.
O produto produzido pela mercadoria trabalhadora não é adquirido pois o valor que ele produziu é maior do que lhe é concedido, como salário. Neste contexto existem dois tipo de alienação a primeira é quando o trabalhador está separado da sua mercadoria produzida o que implica na redução de proventos , e naturalizando a situação e defendendo os detentores da mão de obra, a outra é o trabalhador não se reconhecer na mercadoria, pois aquele trabalhador” fez uma pequena de uma grande mercadoria .
Voltando nas alienações sociais, a 3.Alienação intelectual : O que o trabalhador produziu não lhe é de conhecimento o que é,ou para que serve, e nos deparamos então em um senso comum medíocre, de frases reproduzidas como “deve ser bom para todos”, ou “As coisas acontecem porque tem que acontecer”.
A ideologia
É criado uma regra de vivência como verdade chamado de senso comum, que possuí várias explicações para sociedade atual, por exemplo o pobre ser pobre por preguiça, ou vontade divina. Pela ideologia passada de pai para filho