Ideologia punk
Eles são anarquistas, libertários por convicção e não por conveniência. Os punks estão sempre juntos pela mesma causa, mas cada um é anarquista da sua forma, do seu jeito, com seus métodos, mas fazendo sempre valer o seu lema DIY.
Uma forma de espalhar sua ideologia, se divertir e protestar ao mesmo tempo é através da música, com o Hardcore. É um som simples e direto, tem letras com temas políticos, envolvendo a realidade que não é mostrada, “realidade incógnita”
Palavras de um punk em uma entrevista: “Como você quer um mundo melhor se em ao menos respeita seu vizinho? Se nem ao menos olha para a cara dos negros? Se vocês acha que homossexualismo é doença? Pele, sexo, idade, opção sexual e nível de riqueza não fazem diferença, somos todos seres vivos e pensantes que temos o chamado “livre arbítrio”! Se temos essa liberdade porque somos condenados pela sociedade ao praticar certos atos ou pensar de certas formas? É interessante como de um lado nos dão liberdade e do outro nos castram até nos fazer animais domésticos! A sociedade nos dá liberdade, mas A SUA liberdade! Merecemos respeito, mas com os critérios que ela acha certo! Sempre falam que somos iguais perante Deus, mas só perante Ele né?”
O anarquismo é uma doutrina que defende o fim de qualque forma de autoridade e dominação (política, econômica, social e religiosa). Querem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável. Os anarquistas concordam que toda a instituição dotada de poderes impedem o alcance da liberdade.