Ideologia no contidiano
A radioatividade, quando utilizada de forma controlada pode trazer muitos benefícios para o homem. Hoje em dia ela é utilizada sob três formas básicas:
.Uso da energia do núcleo do átomo;
.Uso das radiações que têm a capacidade de atravessar a matéria e revelar filmes (raios X);
.(Uso da capacidade (Radioterapia) ou esterilização de material médico).
Ao mesmo tempo em que as radiações podem trazer benefícios para a humanidade, também podem trazer malefícios como, por exemplo, a BOMBA ATÔMICA.
A humanidade convive no seu dia-a-dia com a radioatividade, seja através de fontes naturais ou artificiais. Os efeitos da radioatividade no ser humano dependem da quantidade acumulada no organismo e do tipo de radiação. A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrointestinal, na medula óssea etc. Ocasionando por vezes a morte (em poucos dias ou num espaço de dez a quarenta anos, através de leucemia ou outro tipo de câncer).
A área que mais utiliza a radiação hoje em dia é a medicina, como na radiologia, na radioterapia e na medicina molecular.
A radiografia não afeta a saúde das pessoas irradiada devido ao outro espaço de tempo em que a pessoa é exposta a radiações também que este não constitui um ato rotineiro. Mesmo assim mulheres no primeiro trimestre de gravidez devem evitar a exposição aos raios X. Na área industrial, utiliza-se a radiação para radiografar peças mecânicas e com isso fazer em diagnóstico de um defeito ou uma peça quebrada no interior de um equipamento. Na indústria alimentícia utilizam-se radiações de alta energia, evitando que frutos se estraguem mais rapidamente ou brotem ramificações, e assim possam ser armazenados por maiores períodos de tempo. A radiação, por atacar microrganismos, também é utilizada na esterilização de materiais.
ACIDENTE DE CHERNOBIL
O acidente nuclear de Chernobil