identificar e listar cultura individuo e sociedade
Rascunho do texto elaborado a partir da leitura do livro e pesquisas
Marinês, João, Diego e Jean.
Inicialmente a leitura do livro a construção social da realidade, quer nos trazer explicações de como a realidade é construída socialmente e que a sociologia do conhecimento deverá explicar tal afirmação, e como todos os fenômenos ocorrem dentro deste contexto. Definindo realidade como uma qualidade pertencente aos fenômenos que reconhecemos terem um ser independente e que não podemos desejar que não existam, e conhecimento como a certeza que os fenômenos são reais e possuem característica específicas. A vivência humana esta relacionada a todos os atos do nosso cotidiano e que se relacionam com a sociologia do conhecimento, desde os atos mais comuns em nosso cotidiano até o ambiente de trabalho, todos os atos mesmo os impensados fazem parte da sociedade onde o indivíduo esta inserido e desta forma se estuda todos os fenômenos diários e cotidianos da vida em sociedade.
De acordo com os autores, a sociologia do conhecimento trata das relações entre o pensamento humano e o contexto social dentro do qual surge. Assim o homem enquanto ser social esta inserido em uma sociedade sob o foco de que tal interação determina sua conduta e sua vivência. Através de experiências individuais este convívio se acentua na vida em grupos sociais com características próprias e interesses comuns.
Baseado na vida cotidiana e relacionada a sociedade o indivíduo se relaciona com a realidade mais profundamente no momento em que se depara com uma rotina ordenada e consciente, exemplo claro desta afirmação é o ambiente de trabalho onde se estabelece uma rotina ordenada que só se quebra com o aparecimento de um problema que vai fazer com que esta rotina se desfaça ocorrendo assim uma mudança, como exemplo podemos citar a saída do ambiente normal e formal para realizar tarefas totalmente diferentes ao