ideia socialista
O socialismo
Frente às péssimas condições de trabalho em que vivia o proletariado(trabalhador) durante a Revolução Industrial, multiplicaram-se as teorias que propunham mudanças na sociedade e na economia capitalista
Dentre elas destacou-se uma que ficou conhecida como teoria do Socialismo Científico
Essa teoria ficou conhecida a partir da publicação de uma obra chamada Manifesto do Partido Comunista escrita pelos alemães Karl Marx e Friedrich Engels
Principais análises feitas por Marx e Engels sobre o Capitalismo:
O sistema capitalista assenta-se na propriedade privada dos meios de produção (fábrica, máquinas, matéria-prima) e na exploração do trabalho.
O capitalismo tem uma tendência à concentração do capital, o que leva à progressiva eliminação da concorrência, gerando monopólios nacionais e internacionais (o que chamamos hoje de transnacionais).
A morte do modo de produção capitalista vai ocorrer quando a classe operária, organizadas em sindicatos, tomar o poder político e econômico por meio de uma revolução.
Portanto, Marx e Engels defendiam a idéia de que a classe operária deveria se organizar e, por meio de uma revolução, introduzir uma nova forma de organização econômica e política em seus países
Segundo eles, esse processo revolucionário passaria por duas fases:
Fase Socialista: Seria instalada imediatamente após a queda do capitalismo, quando a classe trabalhadora de cada país tomasse o poder e criasse um Estado proletário. Os trabalhadores receberiam um salário pelo seu trabalho, o que talvez não satisfizesse todas as suas necessidades.
Fase Comunista: Os Estados desapareceriam e o sistema político-econômico seria mundial. O trabalho seria remunerado segundo as necessidades de cada um, gerando uma sociedade igualitária, sem classes sociais.
As teorias de Marx e Engels tornaram-se fontes de inspiração de diversos movimentos sociais que ocorreram em muitos países do mundo.
No sec. XX muitos países utilizaram