ICAUTOM
Aula:
Assunto:
Laboratório 01
Automação
Relatório
Dados do Aluno
Turma:
RA:
Nome:
1 – Histórico
Final do século XIX: Ocorre a 1ª revolução industrial, com a mecanização;
1940: Ocorre a 2ª revolução industrial, com o desenvolvimento de equipamentos e processos de maior desempenho e dos primeiros controladores elementares, bem como de Instrumentos Pneumáticos e transmissão de sinais, possibilitando a concentração de controladores em uma única área;
1950 a 1960: Surgimento dos instrumentos eletrônicos analógicos;
1960: Passa a ser aplicada a Teoria de Controle e Análise Dinâmica em plantas de processos industriais;
1970 a 1980: Evolução da Teoria de Controle para a melhoria e refinamento do controle e a utilização de Computadores Digitais: Direct Digital Controller – DDC, juntamente com métodos para identificação, otimização e controle avançado e estatístico de processos, com os instrumentos e sistemas digitais elevando seus graus de automação;
1990: Surgimento dos Sistemas Especialistas e Controladores baseados em Lógica
Difusa e Redes Neurais, além da evolução da instrumentação industrial.
1.1 – Introdução
Nos processo industriais antigos ou de pequeno porte as variáveis eram controladas pelo elemento humano; O controle manual.
Atualmente, devido à complexidade dos processos, seja por questões de segurança o de economia, o elemento foi substituído por instrumentos capazes de executar essas tarefas: são controladores automáticos.
A mão de obra pode ser extremamente reduzida, uma vez que restaram poucas operações manuais e a fiscalização ou supervisão geral da instrumentação é de fácil execução. As vantagens da automação são:
Melhoria na qualidade do produto (uniformidade);
Melhoria na produtividade;
Melhoria na segurança;
Diminuição da ação manual e suas conseqüências.
1.2 – Conceito de controle automático
Entende-se por “controle