IBM caso de sucesso na contratação de consultoria
Sediada no Rio de Janeiro, a IBM Brasil – Indústria de Máquinas e Serviços ltda. – foi fundada em 1917, totalizando atualmente quase 5.000 funcionários. Possui várias filiais em todo o país, dois centros de suporte aos consumidores, um no Rio, onde fica sua sede, e outro em São Paulo, onde também possui um grande prédio na rua Tutóia. Além disso, dispõe de uma fábrica em Sumaré, perto de Campinas, estado de São Paulo, fundada em 1972, que fabrica computadores de médio porte e discos rígidos. Possui, ainda, um enorme centro educacional na Gávea, Rio de Janeiro; seu Diretor-Presidente desde 1986 é Rudolf Hohn.
Devido à lei brasileira de informática, vigente de 1984 a 1992, a IBM Brasil somente computadores de médio porte, sendo necessários grandes investimentos por parte dos clientes. Ela possui, no entanto, uma divisão denominada GBS ou General Business Systems, através da qual aliou-se ao grupo Villares constituindo a IVIX, empresa que fabrica e comercializa a workstation RISC 6000. Através de sua política de estar presente também neste mercado, cedeu à Itautec, do grupo Itaú, também seu maior cliente, o direito de fabricação de seu produto AS-400, um microcomputador, no Brasil denominado S-400. Constituiu também uma joint-venture com a SID Informática para fabricação de microcomputadores PS ou Personal System. Seu principal concorrente no mercado de computadores de médio porte é o sistema Unisys, e empresas como a Fujitsu e Amdahl.
Ganhou o Prêmio Nacional de Qualidade para sua fábrica de Sumaré este ano e obteve também a certificação ISO 9000, ou International Standards Organization, que permitem a exportação para todos os países da Comunidade Européia.
Como a IBM americana, no entanto, implementa mudanças a fim de fazer face ao mercado brasileiro, que neste momento, com o término da lei de informática, gera novas oportunidades de negócios.
A IBM Brasil é uma organização grande e complexa, possuindo empregados de diversas