administração bacharelado
Disciplinas:
Teoria Geral da Administração, Comunicação e
Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade,
Comportamento Organizacional.
Professores: Fabiano Galão
Ivan Campos
Elisa Nantes
Wilson Sanches
Mônica Silva
Semestre:
Produção textual interdisciplinar INDIVIDUAL
SEMESTRE 1
Objetivo:
Aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do primeiro semestre por meio da reportagem “Freelancers abrem espaço nas grandes empresas”. Orientação:
Para realizar a atividade leia a reportagem a seguir e reflita sobre as questões propostas que estão logo após o texto:
Freelancers abrem espaço nas grandes empresas
Por que o modelo tradicional de emprego, em que as pessoas trabalham todos os dias para o mesmo patrão, começa a perder espaço nas grandes empresas
São Paulo - Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. Essa gente toda recebe salário, chega de manhã, almoça no bandejão, fala mal do chefe na hora do café e vai embora no fim do dia: são, digamos, trabalhadores tradicionais.
Mas desde 2011 essa equipe começou a dividir projetos com um time paralelo, formado por especialistas conectados pela internet em todo o mundo. Nenhum deles tem um contrato formal de trabalho com a IBM. Executam tarefas específicas, como a criação de softwares, e partem para outra.
Após uma seleção virtual, eles trabalham remotamente na própria casa e têm de 12 horas a sete dias para entregar os resultados propostos. Um vídeo produzido para recrutar candidatos na rede menciona que o modelo permite que a empresa entregue resultados mais rapidamente para os clientes. E, claro, a um custo mais baixo. A empresa mantém em sigilo os detalhes e, procurada, não deu entrevista.
A rede de colaboradores da IBM mostra como o modelo tradicional de emprego, em que as pessoas trabalham todos os dias num escritório para um único patrão, começa a perder espaço.