Ibirapuera Textos 2
Parque
Antigamente o parque havia sido parte de uma aldeia indígena na época da colonização. Seu nome vem da língua tupi e significa "pau podre ou árvore apodrecida.
Desde a década de 1920 já se planejava transformar aquela área, localizada no bairro de Moema em um parque. Vários projetos foram feitos, mas somente em 1953 é apresentado o projeto final, idealizado por Oscar Niemeyer e sua equipe para as comemorações do IV centenário da cidade de São Paulo.
As características modernas do parque se dão pelas suas formas geométricas, as curvas de Niemeyer e os pontos de Le Corbusier.
Marquise
A marquise do Parque Ibirapuera possui 28.800m² e funciona como ligação entre equipamentos culturais do parque.
Com o passar dos anos foi ganhando um novo sentido, não era apenas uma conexão, começou a ganhar vida. Aos finais de semana é comum vê-la repleta de pessoas praticando esportes como ciclismo e fazendo manobras com skate. Abriga o MAM (Museu de Arte Moderna) e alguns estabelecimentos como uma lanchonete e uma sorveteria.
Oca
A Oca é um espaço de exposições, primeiramente construído para abrigar um planetário. No passado, chegou a abrigar o Museu da
Aeronáutica de São Paulo e o Museu do Folclore. Possui 11.000 m² e três pavimentos. Sua estrutura contém uma grande quantidade de aço, permitindo seu formato de cúpula excluindo a necessidade de pilares de sustentação.
Em 2000, passou por um restauro, coordenado por Paulo Mendes da Rocha . Ele pretendia voltar as características originais do projeto.
Auditório
O auditório foi inaugurado em 2005 e passou por vários projetos. É utilizado para atividades culturais epossui um palco reversível para a realização de shows ao ar livre.
Apresenta formato de prisma e uma marquise de metal pintada de vermelho (batizada de “Labareda”), que tornou-se a marca do prédio. No seu interior encontra-se uma escultura também vermelha, em formato de onda, da artista plástica Tomie Ohtake.
Bienal
Os grandes painéis de vidro