Hístoria e conceito da ALQUIMIA
Quem foram alquimistas ?
Os alquimistas foram aqueles que abriram caminho para a ciência que hoje é conhecida como química!
Alquimia deriva da palavra árabe al-khimia que significa química, ou seja, era a "química" praticada na Idade Média. Os alquimistas acreditavam que todos os metais evoluem até se tornar ouro, devido a este pensamento os alquimistas buscavam acelerar este processo em laboratório por meio de experimentos com os quatro elementos (água, fogo, terra e ar).Mas os alquimistas era loucos, bruxos, estúpidos? Negativo!
Inúmeros compostos foram obtidos pelos alquimistas. ácidos importantes, essencias, sabões, pigmentos, corantes, resinas e até mesmo a pólvora que foi produzida por um alquimista Chinês.
Entre alguns alquimistas respeitados e que de certa forma faziam parte da aristocrácia estavam, o grão duque da toscana, Francisco I, Philipus Aureolus theophrastus Bombast von Hohennhein( o famoso, Paracelso) e Nicolas Flamel (nome até hoje citado entre os mais misteriosos e intrigantes). Na verdade, os alquimistas eram mesmo sábios à frente de seu tempo
Conceito de Alquimia ?
A alquimia é uma pratica ancestral exercitada na Era Medieval. Ela une em seu amplo aspecto cognitivo: noções de química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina, misticismo e religião. A crença mais difundida é a de que os alquimistas buscam encontrar na Pedra Filosofal, mítica substância, o poder de transformar tudo em ouro. e também o elixir da longa-vida que supostamente faria que quem o bebesse vivesse para sempre a menos que sofresse algum tipo de acidente Os alquimistas acreditavam que substâncias como o sal, o mercúrio e o enxofre permeiam todos os seres vivos, até mesmo o organismo humano.
Atualmente, esta mesma crença é resgatada pela Antroposofia, corrente espiritualista que também compara conceitos da Alquimia com forças ativas da alma – o pensamento corresponderia ao sal; o sentimento ao mercúrio e o