hérnia dedisco

507 palavras 3 páginas
Traumatologia

HÉRNIA DE DISCO

É a projeção da parte central do disco intervertebral (o núcleo pulposo) para além de seus limites normais (a parte externa do disco, o ânulo fibroso). Ocorre geralmente, em virtude da falta de ligamentos que sustentem o disco nessa região.
O disco intervertebral é uma placa cartilaginosa que forma uma almofada entre os corpos vertebrais. Após traumatismos (quedas, acidentes automobilísticos, esforços ao levantar, entre outros), a cartilagem pode ser lesada, comprimindo raízes nervosas. Em qualquer local da coluna vertebral pode haver herniação discal.
Existe uma predisposição genética importante, mas a exposição por longo prazo combinada com uma sobrecarga de peso, quer seja pela obesidade ou sobrepeso, quer seja por carregar muito peso, ou realizar tarefas prolongadas como dirigir diversas horas. Os fatores ocupacionais associados a um risco aumentado de dor lombar na hérnia de disco são o trabalho físico pesado, má postura, inclinar e girar o tronco freqüentemente, levantar, empurrar e puxar muito peso, trabalhos repetitivos, vibrações, contraturas musculares por ansiedade, stress.

SINTOMAS DA HÉRNIA DE DISCO

Os sintomas da hérnia de disco vão depender se a hérnia de disco é cervical ou lombar.
Disco cervical: Dor e rigidez na nuca, nos ombros e na escápula; Dificuldade de movimentação dos braços, com sensação de formigamento.
Disco lombar: Dor anal, no quadril e no púbis, irradiando-se para a panturrilha e o tornozelo; Dor acentuada ao sentar, levantar peso, etc.; Deformidade postural do saco; Dificuldade para andar e devido as fortes contrações nos glúteos;

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO

O diagnóstico da hérnia de disco é clínico, analisando as características dos sintomas e o exame clínico neurológico. Exames como Raio-X, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada. O tratamento da hérnia de

Relacionados

  • relato de caso paciente submetido a cirurgia de artrodese da coluna
    7300 palavras | 30 páginas