hykopi

1008 palavras 5 páginas
3. TOPOGRAFIA A topografia atua em áreas pequenas da superfície da terra, de modo que sejam representadas particularidades da área, como construção, rios, vegetação, rodovias e ferrovias, relevos, limites entre terrenos e propriedades e outros detalhes de interesses em duas dimensões sobre os eixos Norte (Y) e Este(X), e por meio de cotas a altimetria(Z). Diferente da cartografia, a topografia trata de áreas pequenas, portanto é possível desprezar o erro causado pela curvatura da Terra, e isso sem causar prejuízo no levantamento topográfico. As escalas de redução e detalhamento normalmente usadas na confecção de plantas topográficas variam: desde 1:50 e 1:100 em representações de lotes urbanos ate cerca de 1:5000 para representações de propriedades rurais.

3.1 INSTRUMENTOS UTILIZADOS
Estes são alguns dos instrumentos normalmente utilizados em levantamentos topográficos.
Teodolito- equipamento onde se faz leitura angulares verticais e horizontais com precisão.
Nível topográficos ou nível ótico- equipamento instalado entre pontos a nivelar e usados para a leitura de alturas sobre uma mira posicionada verticalmente sobre os pontos.
Mira- régua graduada de 0 a 4m usada em nivelamento geométrico e que deve ser posicionada verticalmente sobre o ponto visado para a leitura da altura entre o chão e o plano horizontal formado pela visada de nível ótico.
Estação total- instrumento eletrônico que faz leitura angular e de distancia e as armazena internamente.
GNSS- sistema de medição de distancia a partir de sinais de satélites de uma ou dupla frequência das orbitas GPS, GLONASS ou GALILEO.
Estádia- serve para medir a distância entre dois pontos em taqueometria.
Baliza topográfica- bastão utilizado juntamente como uma bolha de nivelamento para a verticalização da mesma. Usada para alinhamentos.
Estaca- vértice materializado em campo para futuras identificações e/ou identificação de um eixo

Relacionados