humano e social
Todos nós temos uma estrutura inconsciente que funciona como uma censura interna. Esse nível da personalidade favorece a repetição de comportamentos sem que tenhamos consciência de que eles ocorram e porque ocorrem. Essa estrutura participa do nosso ajuste a sociedade. Estamos falando do:
a.
Mecanismo de Punição
b.
Comportamento Cognitivo
c.
Id
d.
Superego
e.
Ego
0,2 pontos
PERGUNTA 2
Paulo tem 18 anos, e está no momento de escolher sua profissão. Sempre lhe atraíram as situações de risco e perigo, mas sempre teve reservas quanto a elas. Sempre demonstrou curiosidade por situações críticas como os acidentes de carro ou as grandes catástrofes, não conseguindo esconder a excitação que essas situações lhe despertam. Definiu que entraria para a polícia militar, em especial pelo Corpo de Bombeiros. Dessa forma, ocorre a liberação de um instinto, de uma forma socialmente aceitável. Pensando nos mecanismos de defesa, é verdadeiro afirmar que essa decisão é um exemplo de:
a. Projeção
b. Regressão
c. Sublimação
d. Formação Reativa
e. Conversão
0,2 pontos
PERGUNTA 3
Freud propôs níveis de funcionamento da personalidade. Entre estas estruturas, uma atua ao nível inconsciente e representa a censura interna que direciona o comportamento humano. É adquirido através do processo de socialização, sendo produto da identificação da criança com as atitudes dos pais. Esse processo de aprendizagem favorece a repetição automática e inconsciente de certos comportamentos; possibilita também o ajuste pessoal à sociedade, através da aquisição das normas disciplinares e da introjeção dos valores sociais. Esta estrutura é conhecida como:
a. Inconsciente Coletivo
b. Superego
c. Id
d.
Ego
e. Libido
0,2 pontos
PERGUNTA 4
Segundo a Psicanálise, o desenvolvimento humano envolve motivações conscientes e inconscientes da criança. Os