Humanismo
CURSO: Engenharia Industrial Mecânica
ALUNO:
A liderança vinculada com o carisma:
Liderar nada mais é do que agir de forma a mobilizar um grupo fechado de pessoas em seu determinado contexto, visando capturar o grupo através de discursos, para tornar comum e definido os anseios e objetivos da maioria. Porém é claro, isso dependerá principalmente do poder de influir e convencer a maioria, para ter a sua opinião compartilhada.
Essa influência necessária nada mais é do que o carisma, uma pessoa carismática, por definição é aquela que sabe seduzir as multidões, e que goza junto delas de um grande prestígio, entretanto, nem todas as lideranças são detentoras de carisma, há aqueles líderes com pouco ou nenhum carisma.
Líderes carismáticos são pessoas extremamente contagiantes, porém seu carisma não os acompanha necessariamente desde o nascimento, podendo ser adquirido ao longo da vida de maneira natural ou por necessidade. Uma de suas características marcantes é o oportunismo, uma vez que estes líderes estão sempre atentos a momentos propícios para disseminar suas ideias para a população.
Muitos exemplos de líderes carismáticos no mundo nos mostram que, geralmente, são grandes futuristas e idealizadores que tendem fortemente ao empreendedorismo. Diferente do que se pensa o poder do líder carismático, normalmente não o acompanha desde sempre, sendo dado a ele como fruto do seu carisma e influência num determinado meio.
Como é sabido, o processo comunicativo eficaz é fundamental para que a transmissão da mensagem ou ideia seja efetiva, atingindo ao maior número de pessoas, por isso o líder carismático tem uma capacidade comunicativa acima da média. Todo grande líder é um ícone na arte de se comunicar junto a seu público da maneira mais cativante aos ouvidos possível.
Porém, mesmo com todas as características de um líder carismático, o