Humaização na Assistencia
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO: TUCURUI-PA
DISCIPLINA: HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA
Acadêmicos/RA:
ELIZANGELA S. SOUSA
TUCURUÍ-PARÁ
23 de abril de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO: TUCURUI-PA
Acadêmicos/RA:
ELIZANGELA SILVA DE SOUSA RA 416112
DANIELEMIRANDA BEZERRA RA 410163
TACIANA SILVA ARAÚJO RA 425446 TUANI MASCHIO DA TRINDADE RA 419326
RELATÓRIO: HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA
TUCURUÍ-PARÁ
23 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
Dentre as mudanças propostas e implementadas, a humanização tem sido enfocada como um dos temas centrais para a realização do cuidado integral, da promoção da saúde e da valorização da dimensão subjetiva e social sempre implicada no processo saúde-doença-cuidado.
Compreendida como uma temática transversal e vista de uma maneira ampla, como considerar a humanização? Como valor que se traduz em aprendizagem no contato permanente e reflexivo com as situações reais de trabalho cotidiano? Como prática que envolve apenas a construção de relações interpessoais mais humanas entre profissional-usuário dos serviços ou que enfoca a sua complexidade articulando questões políticas, organizacionais e relacionais?
Assim, a proposta é conhecer e analisar a saúde, a arte do cuidar, Educação à saúde, em políticas nacionais de saúde e humanização na assistência do cuidado.
Enfermagem e a arte do cuidar
Estudam-se o surgimento dos hospitais, tem- se vários fatos a serem analisados. Historicamente, antes do período da emergência da medicina cientifica, o hospital era basicamente um local que se destinava ao abrigo de pobres e doentesque não tinham condições de tratamento domiciliar. O atendimento era frequentemente prestado por religiosos e leigas buscavam sua