HPV & POLIOMIELITE
ALUNA: SUZANE INGRID
Agente Etiologico
É um vírus, o Papiloma Vírus
Humano, que causa infecções, usualmente genitais em homens e mulheres, as tais "verrugas" encontradas em pênis e vaginas, e, mais grave, no colo do útero que, quando não é tratado, evolui com muita freqüência para câncer do colo do útero.
Orgãos Afetados
Sintomas
O
HPV pode ser assintomático, por isso é importante o exame rotineiro. Normalmente o HPV está associado a verrugas de tamanho variável, parecidas com um pequeno couve-flor que podem aparecer na pele ou na mucosa.
Não é necessário que haja UMA ou VÁRIAS verrugas para que seja
HPV, a quantidade vai depender daimunidade de cada um. Ao perceber qualquer coisinha que possa ser uma verruga (mesmo que pequena), na região da vagina, ânus e glande (cabeça do pênis) deve-se procurar o médico o quanto antes.
Prevenção
O
uso da camisinha é fundamental para evitar o contágio sexual não apenas do HPV, mas de todas as outras doenças sexualmente transmissíveis. E, claro, pessoas que mantêm uma vida sexual mais aberta, com parceiros variados e sem cuidado estão sempre mais propensas ao contágio de DSTs. Mas lembre-se que há outras formas de contágio também.
Tratamento
O
tratamento do HPV pode ser feito quando o indivíduo apresenta verrugas, através de pomadas e cauterização, ou quando surge câncer, através de quimioterapia ou radioterapia. No entanto, apenas é possível eliminar os sintomas e não o vírus causador da infecção.
A cura do HPV acontece quando o sistema imune é capaz de combater o vírus e, por isso, é importante fortalecer as defesas corporais através da ingestão de vitamina C ou remédios receitados pelo médico, como o Interferon, por exemplo.
O tratamento do HPV masculino deve ser feito pelo urologista, enquanto que o HPV na mulher deve ser tratado pelo ginecologista.
Papel da enfermagem
O
principal papel da enfermagem é a prevenção, tarefa