HPV NA ADOLESCÊNCIA
ENFERMAGEM
HPV NA ADOLESCÊNCIA
SÃO PAULO
2013
DÉBORA PRADO
FELICIANO NUNES NETO
KADIJA FAIOQUI
ORCÉLIA CALIJURI
REGIANE SOUZA
ROSANGELA DE OLIVEIRA
SILVANA PEREZ
HPV NA ADOLESCÊNCIA
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da Disciplina de Saúde Coletiva II do Curso de Enfermagem/ 4º semestre do Centro Universitário FMU.
Professora: Maria Amélia Diniz de Moura
SÃO PAULO
2013
“Investir na saúde da população adolescente e jovem é custo efetivo porque garante também a energia, espírito criativo, inovador e construtivo dessas pessoas, que devem ser consideradas como um rico potencial, capaz de influenciar de forma positiva o desenvolvimento do País”
1. INTRODUÇÂO
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) se tornaram um grande problema de saúde pública. Muitas são as causas que contribuem para esse descontrole como, por exemplo, a falta de intervenções, o sistema precário de saúde e fatores socioeconômicos. O HPV, Papiloma vírus Humanos, é o vírus da família Papillomaviridae que causa diversos tipos de lesões como a verruga comum e a verruga genital ou condiloma, popularmente conhecida como “crista de galo”.
2. OBJETIVO
Conscientizar e educar nossos adolescentes, principalmente os de baixa renda que são carentes de informações. Temos o objetivo de informar sobre a prevenção, proteção e consequências do HPV e o quanto são importante os métodos de prevenção como vacinas e exame de papanicolau. Muitas vezes o vírus do HIV fica em evidência na sociedade, enquanto outras DST ficam esquecidas como o HPV, que destrói vidas e sonhos dos nossos adolescentes.
3. DESENVOLVIMENTO
HPV é o nome genérico de um grupo formado por mais de 100 tipos de vírus. Alguns produzem proteínas com capacidade de