hOSPITALIDADE E cORDIALIDADE
407 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOCENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMEMTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
CURSO DE SECRETARIADO
Resenha do artigo, A hospitalidade e a cordialidade: Reflexões sobre o Brasil, apresentada pela aluna: Flávia dos Santos Félix, na disciplina de Tópicos Especiais em Administração Hoteleira à
Profa. Mariana Falcão.
A hospitalidade é uma forma de relação humana baseada na ação recíproca entre visitantes e anfitriões, que compreende vários níveis de percepção que são interdependentes e devem coexistir de maneira harmoniosa. De forma analítica criam-se dois eixos para a delimitação do campo de estudo, um cultural e outro social. No modelo de prática cultural a hospitalidade envolve recepcionar, hospedar e alimentar, enquanto que no eixo social podemos analisar nas categorias doméstica, comercial e pública. A Hospitalidade Doméstica corresponde ao âmbito das questões associadas à hospedagem, alimentação e entretenimento é o contexto que envolve o ato de receber refletindo a cultura de cada povo. O povo brasileiro com as suas características próprias e singularidades criadas através da mistura de diversas raças (índios, portugueses e africanos) traz em sua essência uma informalidade nas relações fator que favorece a troca e a dádiva, elementos da hospitalidade.
A Hospitalidade Comercial é a oferta de acomodação, alimentação e diversão através da troca monetária que possibilita nas viagens o preenchimento do vazio que muitas vezes se encontra quando se esta fora de seu ambiente usual. Enquanto na hospitalidade doméstica o fenômeno é meramente social, na hospitalidade comercial o interesse econômico se sobrepõe. No Brasil percebe-se o baixo índice de profissionalização no domínio das técnicas de gestão e operação nos estabelecimentos hoteleiros, tal carência não é claramente percebida pelo clima de empatia e sinergia criada pelos funcionários do setor turístico.
A Hospitalidade Pública envolve as