HORMONIO GRELINA

647 palavras 3 páginas
GRELINA

A grelina é um novo hormônio gastrointestinal identificado no estômago do rato, em 1999, por Kojima et al. A Grelina um hormônio secretado pelo estômago, quanto está vazio, ele age no cérebro e dispara a sensação de fome, que aumenta o apetite por meio da estimulação dos neuropeptídios Y (NPY).Uma das principais funções desse peptídeo, é responsável pelo aumento da secreção do hormônio do crescimento (GH). A grelina é composta de 28 aminoácidos com uma modificação octanóica no seu grupo hidroxil sobre a serina 3, que é essencial para o desempenho de sua função liberadora de GH.
Além de sua ação como liberador de GH, a grelina possui outras importantes atividades, incluindo estimulação da secreção lacto trófica e corticotrófica, atividade orexígena acoplada ao controle do gasto energético, controle da secreção ácida e da motilidade gástrica, influência sobre a função endócrina pancreática e metabolismo da glicose e ainda ações cardiovasculares e efeitos antiproliferativos em células neoplásicas. A grelina está diretamente envolvida na regulação a curto prazo do balanço energético. Níveis circulantes de grelina encontram-se aumentados durante jejum prolongado e em estados de hipoglicemia, e têm sua concentração diminuída após a refeição ou administração intravenosa de glicose. A liberação endógena de grelina encontra-se reduzida após ingestão alimentar,retornando progressivamente aos valores basais próximo ao término do período pós-prandial.Por outro lado, níveis plasmáticos aumentados de grelina foram encontrados após refeições ricas em proteína animal e lipídeos, associados ao pequeno aumento da insulina plasmática.

O nome grelina origina-se da palavra ghre, que é correspondente, em inglês, à palavra grow, que significa crescimento. Ghre (grow hormone release) descreve uma das principais funções desse peptídeo, responsável pelo aumento da secreção do hormônio do crescimento (GH) (RODGER, AL, 2007).
O gene da grelina encontra-se no

Relacionados