Homofobia
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO serviço social
desigualdade, diversidade e violência na sociedade brasileira homofobia e diversidade sexual Maria Célia Oliveira Souza
Irecê-Ba
10/05/13
desigualdade, diversidade e violência na sociedade brasileira HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Ética, Política, e Sociedade, Antropologia
Formação Social, Política Econômica do Brasil].
Prof. Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Cleiton Lima e Rosane Malvezzi
Irecê-Ba
10/05/13
Etimologicamente a palavra homossexual é formada pelos vocábulos homo e sexo. Homo, do grego humos, que significa semelhante, e sexual, do latim sexu, que é relativo ao pertencente ao sexo. Referindo-se assim à preferência de praticar sexo com a pessoa do mesmo gênero.
Pesquisas recentes constatam que entre 4% e 14% da população humana apresenta uma orientação homossexual. Porém tais dados, provavelmente, não condizem com a realidade já que muitos homossexuais continuam por esconder a sua orientação, além de ser difícil classificar e quantificar de forma científica o grau de homossexualidade e heterossexualidade de alguém.
As atitudes de aceitação ou rejeição social da homossexualidade variaram ao longo da história. Na Grécia e na Roma antigas era um comportamento socialmente aceitável e comum, não se achava necessário distinguir o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo do relacionamento entre pessoas do sexo oposto, visto que, isto não causava problema social. O mais comum era o que envolvia um homem mais velho e um adolescente, sendo uma mistura de aprendizado político e relação amorosa.
A religião judaico-cristã, porém, ergueu pesadas interdições, encontrando-se, assim, na base de toda a reação contra as práticas homossexuais, a postura intolerante da igreja. Multa, prisão, confisco de bens, banimento, trabalhos forçados, marca com ferro em