homofobia
HOMOFOBIA: Significa a repulsa ou preconceito contra a homossexualidade e/ou homossexual. A homofobia é um problema presente e constante, com um comportamento crítico e hostil, assim como a discriminação e a violência. Atualmente a palavra é usada para indicar a discriminação às mais diversas minorias sexuais, como os diferentes grupos inseridos na sigla LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e intersexuais). A repulsa e o desrespeito a diferentes formas de expressão sexual e amorosa representam uma ofensa à diversidade humana e às liberdades básicas garantidas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. Porém a comunidade homossexual tem dado passos importantes na luta pela igualdade de direitos e leis tem sido criadas em favor dos homossexuais. Diante das lutas e conquistas alcançadas, o mais importante não é a criação de leis que defendam os homossexuais e sim da conscientização de respeito ao próximo.
A homossexualidade é um assunto que gera ampla discussão sobre sua aceitação ao redor do mundo. Há quem seja contra, baseando suas críticas em doutrinas religiosas e culturais. Mas independente da visão religiosa ou individual, a liberdade de expressão e opção sexual é um direito de todos. Uma grande parte da população brasileira já sofreu algum tipo de preconceito, seja sexual ou racial. No Brasil, os homossexuais possuem poucas leis que os beneficiem. Atualmente, eles ganharam o direito da união civil, após diversos confrontos na justiça. A mídia brasileira apresentou no semestre passado diversos casos de agressões por questões de opção sexual. Um exemplo bastante comentado foi a agressão de um pai e um filho que foram confundidos com homossexuais por estarem abraçados.
É necessário que a parte da população brasileira preconceituosa passe a aceitar a escolha sexual de cada pessoa. A justiça deve punir seriamente aos que agridem por questões de sexualidade. Se as pessoas