Homofobia
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS 5 1. GERAL 5 2. ESPECÍFICOS 5
5 DESENVOLVIMENTO 6
6 CRONOGRAMA 7
7 CONCLUSÃO 7
8 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A questão racial pode e deve ser assunto nas escolas.Deve ser tratado com seriedade e não com superficialidade,banalizando sua cultura,estudando apenas aspectos relativos a seus costumes,alimentação,vestimenta ou rituais festivos; isso é um equívoco que não pode acontecer no ambiente escolar. A instituição escolar deve ter como meta levar os alunos ao reconhecimento, aceitação e respeito à diversidade racial articulando estratégias para o fortalecimento da auto-estima dos alunos; que uma criança negra não é “moreninha”,”marronzinha” ou “pretinha”. Um dos caminhos a ser percorrido é o diálogo entre os funcionários da escola e a comunidade,pois a troca de experiências pessoais e profissionais favorecem o crescimento da valorização ao respeito do negro e sua cultura. Buscando –se assim a equidade racial.
2 justificativa
A escola deverá estar alerta quanto a linguagem utilizada no cotidiano escolar.Falas que depreciam o povo negro e sua cultura,apelidos estigmatizados relacionados à cor, comparação usando a cor branca como patrão e a negra simbolizando o que é sujo e ruim,deverão ser abolidos.É uma empreitada por toda a comunidade escolar,como direção,supervisão,professores,grupos sociais e instituições educacionais.
3 OBJETIVO
3.1 GERAL
Trabalhar a diversidade racial e suas particularidades através da interação,pesquisar as diferenças culturais no contexto escolar,assim como as suas particularidades.
3.2 ESPECÍFICOS
- conceituar a identidade étnico racial - reconhecer as possibilidades de exercer a cidadania -valorizar a cultura negra