Homofobia
Apresentaremos neste trabalho um assunto muito discutido e vivenciado no âmbito escolar a Homofobia. Será elaborado e desenvolvido uma campanha com o objetivo de conscientizar os educandos e as famílias sobre o alto índice de violência verbal e física contra o homossexualismo.
A partir das práticas pedagógicas na comunidade escolar alcançaremos não só reduzir o alto índice de violência como também preparar os professores para lidar com os conflitos existentes e assim obter uma sociedade mais responsável, preparada e menos preconceituosa.
Desenvolvimento
Baseada no texto “Homofobia na escola” o qual relata que a conscientização e o trabalho em conjunto alunos, família e comunidade escolar são fundamentais, será desenvolvida uma campanha para apresentação do tema para a equipe educacional e o envolvimento de cada um das partes nas determinadas funções; serão convidados palestrantes específicos para conscientização da comunidade escolar.
Os alunos serão separados por faixa etária para explanação da campanha, enquanto os funcionários da escola estarão fazendo visitas nas salas de aulas, relatando as discriminações sofridas na infância e as consequências ocorridas por falta de esclarecimento.
Todos os funcionários desde o vigia aos serviços gerais, estarão observando os comportamentos dos alunos para identificação das vitimas, dos supostos agressores e os tipos de agressões. Uma vez identificados, os agressores serão repreendidos de suas atitudes. Também se fará um trabalho de princípios comportamentais juntos às vitimas, já que as mesmas, por se sentirem indefesas e desprotegidas, tenham reações agressivas.
A campanha se desenvolverá num período de um bimestre, para impactar a comunidade escolar e alcançar as famílias, mas se estenderá ao projeto da escola para continuação do mesmo. No primeiro instante, serão realizadas reuniões com professores, no planejamento das áreas de Ciências humanas e