homem
1) Qual a função das regularidades do cotidiano?
As regularidades do cotidiano são necessárias para que haja um bom relacionamento entre as pessoas, e tem como função criar e combinar regras que normatizam a vida em grupo.
2) Como e através de que ocorre a mediação entre a realidade objetiva e o indivíduo?
Começa com o estabelecimento de regularidades comportamentais, que fundamentam a realidade nos levando a descobrir formas mais rápidas, simples e econômicas de desempenhar as tarefas do cotidiano.
3) Como “algo” se institucionaliza?
Um hábito se estabelece quando uma dessas formas repete-se muitas vezes, por razões concretas e com o passar do tempo e das gerações transforma-se em tradição, e quando as bases concretas, não são mais questionadas, a tradição se impõe porque é uma herança dos antepassados, e quando se passam muitas gerações e a regra estabelecida perde a referência de origem, dizemos então, que essa regra foi institucionalizada.
4) O que é instituição?
A instituição é o corpo de regras e valores reproduzidas no cotidiano, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas, em geral.
5) Qual a finalidade do processo de institucionalização?
O processo de institucionalização tem por finalidade normatizar a vida das pessoas em sociedade, através de regularidades práticas e eficazes, que solidificam as relações sociais através dos valores e das regras concretas que regulamenta a vida em sociedade.
6) Por que a Psicologia passa do estudo das massas para o estudo dos pequenos grupos?
Os primeiros estudos sobre os grupos foram realizados pela então denominada Psicologia das Massas, no entanto, os pesquisadores do final do século 19 foram influenciados pela Revolução Francesa. Os pesquisadores se perguntavam o que teria sido capaz de mobilizar tamanho contingente humano durante essa revolução. Apesar de a Psicologia Social surgir com o estudo das massas será com grupos menores, os quais possuem objetivos