Homem e Sociedade
Curso de Direito
HOMEM E A SOCIEDADE
Adriano de Souza RA: B92148-0
São Paulo
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Curso de Direito
CULTURA, SEXUALIDADE E O DIREITO
RESUMO Este trabalho é um complemento aos estudos sobre Homem e a Sociedade, analisando a cultura, a sexualidade e o direito, explicando desde o conceito de cultura e as mudanças de comportamento sociais. Tudo sob ótica da legislação, de livros e pesquisa em internet.
Palavras chave: Cultura; sexualidade; adoção e o direito
ABSTRACT
This work is a complement to studies on man and society, analyzing culture, sexuality and law, from explaining the concept of culture and changes in social behavior. Everything under the legislation optics, books and internet research.
Keywords: Culture; sexuality; adoption and the law
1 - Antecedentes Históricos do Conceito de Cultura
No final do século XVIII e no princípio do seguinte, o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo. Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832-1917) no vocábulo inglês Culture que “tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crença, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”. O conceito de cultura, pelo menos como utilizado atualmente, foi portanto definido pela primeira vez por Tylor. Segundo Tylor, definiu cultura como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética, como diríamos hoje. Para Claude Lévi-Strauss, o mais destacado antropólogo francês, considera que a