homem e sociedade
A primeira teoria da evolução surgiu no inicio do século passado Jean-Baptiste Lamarck defendeu a teoria de que, as características das espécies mudavam com o tempo e se transferiam para sua prole. O exemplo mais usado é a da girafa. Segundo Lamarck, as girafas foram ao longo de gerações esticando o pescoço para se conseguirem alimentar, crescendo assim o pescoço de geração para geração. Por isso é que elas hoje têm um pescoço grande. Esta teoria hoje não é aceita, pois se chegou à conclusão que as características adquiridas não são hereditárias.
A segunda teoria foi proposta por Charles Darwin e baseou sua teoria na existência de variação casual ou mutação aleatória e seleção natural não causada pelo sucesso reprodutivo do mais apto. Ou seja, o sucesso reprodutivo é daquele que conseguiu sobreviver e deixou o maior número de descendentes viáveis. O sucesso reprodutivo depende da sobrevivência, e a prole também precisa sobreviver e deixar descendentes. Quanto mais cedo um indivíduo morre, menos descendentes ele deixa.
A junção dessas ideias ás descobertas de Mendel, sobre a estabilidade genética, resultou no que denominamos por neodarwinismo. Nesta teoria, e evolução é o resultado de um conjunto de fatores, que atuam na composição de uma população:
Mutação, fluxo gênico, seleção natural e deriva genética. Tal teoria é a mais aceita nos dias de hoje.
Fontes: http://www.infoescola.com/biologia/teorias-evolucionistas/
“As origens do antropos” – GUERREIRO, Silas
(02-) O QUE É PONTO CRITICO? EXPLIQUE.
“[...] Através de complicada leitura do Antigo Testamento, a visão criacionista bíblica concluiu que Deus criou Adão e Eva no ano 4004 a.C.. Os primeiros antropólogos e paleontólogos levaram essa data a tempos mais distantes. Julgava-se que o humano surgira há dez, 20, ou até 40 mil anos. Nesse momento, denominado "ponto crítico", o primata originário teria evoluído fisicamente o suficiente para