homem e sociedade
É a violência contra a criança e o adolescente que se enquadra como fenômeno complexo e multicausal, que atinge milhares de vítimas no nosso país e, devido a sua alto prevalência e consequências graves para o desenvolvimento infantil, em sendo considerada como um sério problema de saúde pública. O abuso sexual infantil refere-se a todo ato ou jogo sexual, relação hetero ou homossexual ,cujo agressor esteja em estágio de psicossexual mais adiantado do que a criança ou adolescente. Os maus tratos se enquadram nas seguintes categorias: abusosexual, abusofísico,abusopsicológico, abandono e negligência. Pesquisas apontam uma variedade de consequências emocionais,comportamentais,sociais e cognitivas. As relações apontadas como abuso sexual podem ser vistas como fator de risco para o desenvolvimento infantil,devido a severas consequências cognitivas que estão relacionadas a sua ocorrência.O impacto pode envolver efeitos a curto e a longo prazo,estendendo-se até a idade adulta.
Efeitos psicológicos
O abuso sexual infantil pode causar danos tanto a curto prazo quanto a longo prazo, incluindo psicopatologias mais tarde na vida. Indicadores e efeitos incluem depressão, ansiedades, transtornos alimentares, baixa auto-estima,somatização, transtornos de sono, e transtornos dissociativo e de ansiedade incluindo estresse pós-traumático. Enquanto crianças podem apresentar comportamento regressivo, como sucção do polegar ou xixi na cama, o mais forte indicador de abuso sexual é a atitude sexual e inapropriado conhecimento e interesse sexual. As vítimas podem retirar-se das atividades escolares e sociais e apresentar vários problemas de aprendizagem e comportamentais, incluindo crueldade contra animais, déficit de atenção de alta himperatibilidade (TDAH), desvio de conduta etranstorno desafiador opositivo (TDO).
Gravidez na adolescência, e comportamentos sexuais de risco podem aparecer na adolescência, Crianças vítimas de abuso sexual demonstram quase quatro vezes mais