Homem e sociedade
Aproveite essa época do ano em que as crianças estão de férias e não precisam seguir tão rigorosamente a rotina para observar a saúde dos pequenos. Cansaço e palidez, dores nas pernas, infecções e ínguas são alguns dos sintomas dos tipos de câncer mais comuns nessa faixa etária: a leucemia e o linfoma. O diagnóstico precoce é o grande aliado na luta contra essas doenças.
Segundo Dra. Cecília Lima da Costa, Diretora da Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo Cancer Center, diferentemente dos tipos de câncer que acometem adultos, não se pode falar em prevenção para o câncer infantil, já que não há comprovação científica de que fatores ambientais influenciam no desenvolvimento da maioria dessas doenças. "Entretanto, os pais devem estar atentos para o diagnóstico precoce, que se torna o grande aliado para o sucesso no tratamento", afirma a especialista.
Leucemias
Sinais e sintomas como cansaço e palidez, dores nas pernas, febre de repetição, infecções, ínguas no pescoço e na virilha, manchas roxas na pele, sangramentos, inchaço do abdômen, dor de cabeça, convulsões e vômitos podem confundir muitas vezes com outras doenças. Estar atento a essas questões e procurar um especialista no caso de dúvidas é a melhor estratégia para diagnosticar precocemente a leucemia, câncer que tem origem na medula óssea e que passa para o sangue, podendo atingir outros órgãos.
As leucemias podem ser agudas (de progressão rápida) ou crônicas (de progressão lenta). Nas crianças, praticamente todas as leucemias são agudas e podem ser divididas em LLA (Leucemia Linfocítica Aguda) e em LMA (Leucemia Mieloide Aguda). Já as leucemias crônicas são mais raras nessa faixa etária e também se dividem em dois tipos: Leucemia Linfocítica Crônica (LLC) e Leucemia Mieloide Crônica (LMC).
O principal tratamento é a quimioterapia, modalidade com drogas administradas por via oral, intravenosa, intramuscular ou intratecal, que atingem a