Homem e sociedade
INTRODUÇÃO
Ao longo da História, a espécie humana tem organizado sua vida de forma grupal. As Ciências Sociais pesquisam e estudam o comportamento social humano e suas várias formas de manifestação, e têm por objetivo ampliar o conhecimento sobre o ser humano em suas interações sociais e estudar a ação social em suas diversas dimensões.
A Sociologia passou a ser considerada uma ciência em meados do século XIX. Na época da sua fundação a sociologia tinha que se caracterizar por uma abordagem positiva, objetiva, pois eram esses os requisitos para a aceitação dos estudos sociológicos no seio da sociedade científica.
DESENVOLVIMENTO
A Sociologia estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A Sociologia envolve, portanto, o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade. Ela pretende entender, interpretando-a, a ação social para, desta maneira, explica-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos.
Os estudos sociológicos de Marx a partir da sociedade industrial identificam o que ele denominou de “Classes Sociais”.
Para Marx, a história da humanidade é a história da luta de classes”. Ao tomar conhecimento desses elementos Marx resolveu denomina-los de Forças Produtivas, Relações de Produção e Modo de Produção. Isso facilitou o estudo da história da humanidade e uma melhor compreensão do comportamento das sociedades.
As forças produtivas são as forças que contribuem para o incremento da produção. As relações de produção referem-se ao modo com que os homens se organizam para realizar a produção. O Modo de Produção é resultado direto da forma de organização da produção e das relações que os indivíduos criam para realizar a produção.
No Modo de Produção capitalista são os que detêm o poder do capital e o proletariado, constituído por aqueles que