Homem E Sociedade 1
A antropologia propõe que a cultura é à base de nossa forma de encarar o mundo à nossa volta e dar formas e significados a ele.
Vamos considerar que grande parte das coisas que realizamos em nosso dia-a-dia, incluindo planos pessoais e organização de regras de convivência, é resultado de um modelo coletivo de pensar como devemos ser?
Isto significa que aprendemos a estar no mundo, e não simplesmente somos “jogados” nele. Desde a língua que falamos para nos comunicar, até os símbolos que associamos a crenças, sonhos e mensagens, são criados de acordo com uma mentalidade coletiva comum. Esse “modelo” para nos comunicar e dar sentido ao que pensamos, é dado pela nossa cultura. E em cada uma das culturas humanas, aquilo que nos faz rir, chorar ou sonhar varia imensamente. Para Edward Tylor, (antropólogo) cultura é um conjunto complexo que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade. E claro que para outros autores o conceito é diferente, pois cada um tem uma forma de analisar a palavra.
CULTURA NA VISÃO DE ALGUNS AUTORES
_ Franz Boas– relação entre o individuo e a sociedade, ou seja, as reações do individuo na medida em que são afetadas pelos costumes do grupo que vive;
_ B.Malinoswski – E a totalidade;
_ Goodenough – e uma organização de tudo que a sociedade conhece e acredita;
_ M.Harris – Estilo de vida pessoal;
Anthony Giddens – Conjunto de regras, valores e a produção de bens materiais;
_ Geertz, podemos afirmar que a cultura é produto do humano, mas o humano é também produto da cultura. Não fosse essa extraordinária capacidade de articulação e fabricação de símbolos, provavelmente não teríamos sobrevivido e, se o tivéssemos conseguido, não teríamos diferenças anatômicas tão marcantes frente a nossos parentes mais