Homem Cultura e Sociedade
Duas palavras gregas. Antropos: Homem e Logia: estudo, o seu estudo é o homem como um todo.
Arqué: início/princípio e Logia: estudo. Assim estuda as culturas extintas, em fases da humanidade não registradas em documentos escritos. Desenvolve técnicas adequadas para o trabalho de escavação e coleta de material que, devidamente interpretado, possibilitará a compreensão do passado. as duas teorias mais conhecidas: O Criacionismo o ser humano possui a exata forma na qual foi criado. As religiões descrevem em narrativas que o homem foi criado de forma perfeita com todas as características atuais. O Evolucionismo humano é o uma evolução biológica, que levou milhões de anos para acontecer.
Relativismo Cultural Princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural.
O pensamento sofístico apresentava as características: Relativismo subjetivo, Ceticismo absoluto e Convencionalismo.
Platão dividiu o mundo em: mundo sensível e mundo das ideias. No mundo das ideias há o verdadeiro conhecimento.
Para Sócrates o conhecimento dos sofistas era superficial. Encantavam, mas não transformavam, não havia consistência.
Protágoras foi um dos poucos sofistas respeitados pelos filósofos Platão e Aristóteles. Que todas as coisas dependem de quem as vê, não havendo verdades absolutas. Pessoas diferentes podem entender a mesma coisa de forma diferente.
A Democracia, implantada por Sólon, tinha uma característica diferente da nossa porque era uma Democracia Direta (o povo discutia e deliberava sobre as questões publica na Ágora).
o princípio (o arché)
Anaximandro = Há um movimento eterno que resulta na separação dos contrários (quente e frio).
Heráclito A forma do ser é devir pelo qual todas as coisas são sujeitas ao tempo e à sua relativa