HOM LIA DO 4 DOMINGO DA QUARESMA
Caríssimos irmãos e irmãs estamos no 4º Domingo da Quaresma, chamado de Domingo Laetare, ou seja, estamos no domingo da alegria. Essa alegria se dá pelo fato da aproximação da Grande Festa da Páscoa, e, hoje a Igreja proclama o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São João. (cf. Jo. 9,1.6-9.13-17.34-38).
A Liturgia da Palavra, neste final de semana, trabalha com o binômio: trevas e Luz. E, assim, Nosso Senhor Jesus Cristo cura um cego de nascença. E o cura de uma maneira muito bonita. Nosso Senhor faz lama e coloca sobre os olhos do cego. Essa passagem nos lembra quando Deus, na criação fez o homem e a mulher do barro. E, assim, essa passagem vem nos dizer que Nosso Senhor vem reconstruir a criação de Deus. Nosso Senhor é a luz do mundo, que vem para reconstruir a nossa vida, ou seja, Ele vem nos dar uma nova vida.
Quando falamos que Nosso Senhor é a luz do mundo temos que ter saber que aqueles que se deixam guiar pelos ensinamentos do Nosso Mestre conseguem viver neste mundo de uma forma melhor. Alguém que compreende essa existência, com a luz dos ensinamentos de Nosso Senhor vive com amor, e faz tudo pelo amor. É diferente daqueles que se deixam influenciar pelas trevas do egoísmo, ou do ódio. Esses vivem para se prejudicar e para prejudicar os irmãos.
Outro ponto muito interessante dessa perícopa do Evangelho é o caminho de conversão daquele que foi curado pela cegueira. Num primeiro momento ele reconhece que Nosso Senhor é um profeta. Ele mesmo diz isso, quando os fariseus perguntam quem era Jesus para ele. Mas no final deste texto, Ele reconhece que Jesus é o Senhor. Ele diz assim: “Eu creio, Senhor!”. (cf. Jo. 9, 38).
Meus irmãos nós precisamos reconhecer que estamos num caminho de conversão. Todos nós sofremos o perigo de tropeçar e cair nas trevas do nosso pecado. Mas, quando reconhecemos que Nosso Senhor é a Luz que nos ilumina, temos forças para nos levantar e seguir o nosso caminho.
Peçamos a intercessão de