holandes
Metodos quantitativos para o serviço social Docente: Carla Ribeirinho Discente: Neusa Joaquim 21207459
Introdução
O questionario
Formulação de perguntas
Perguntas abertas ou fechadas
Ordem das perguntas abertas e fechadas
Abordagem indireta para perguntas dificeis
Organização do questionario
Testar o Questionario
O plano de codificação
Considerações finais sobre as pesquisas
O questionário
E o instrumento mais utilizado para obter dados, lista de questões idênticas para todos os entrevistados . Você deve colocar todos os entrevistados na mesma situação psicologicamente. Deve padronizar a coleta de dados , a fim de torná-los comparáveis .
Formulação de perguntas
As perguntas têm a dupla função de perguntar, e motivador.
A linguagem utilizada deve ser conhecido pelo entrevistado. Se o termo pode ser entendido erroneamente de ser substituído,Se você vai para grupos culturalmente heterogéneos , devemos comprometer linguagem .
Assim, as perguntas devem ser relevantes , de interesse. A questão irrelavante poderá condicionar a atitude do entrevistado em relação ao resto do levantamento.
Não use termos excessivos com recarga emocional
O quadro deve ser compartilhada pelos respondentes , se há preocupações de que ele não entende, ele deve ser explicadas por alguns instantes.
Não é correto para introduzir mais de uma pergunta para cada questão.
.
Quanto à motivação do entrevistado , pode ser baseada sobre a possível influência que suas respostas podem ter de enfrentar a mudança de comportamento por parte da comissão de inquérito, ou as pessoas ou instituições que abrange.
Perguntas abertas ou fechadas
Questões abertas em que o sujeito responde livremente nas suas próprias palavras, são fechadas aqueles em que nos quais ele é forçado