Holanda Pais do futebol
A Holanda é um país louco por futebol, com uma grande seleção e torcedores fanáticos. A seleção holandesa e vários times holandeses já deixaram sua marca na história do esporte. Já houve treinadores e craques holandeses que mudaram o jogo para sempre. A Holanda venceu a Eurocopa em 1988 e chegou à final da Copa do Mundo em 1974, 1978 e 2010. Times como Ajax, PSV e Feyenoord venceram a Liga dos Campeões várias vezes.
Craques
Vários jogadores holandeses têm fama mundial, como Johan Cruijff, Marco van Basten, Frank Rijkaard, Ruud Gullit, Patrick Kluivert, Dennis Bergkamp, Edgar Davids, Ruud van Nistelrooy e Edwin van der Sar. Alguns dos craques da seleção que chegou à final da Copa de 2010: Arjen Robben (Bayern de Munique), Wesley Sneijder (Internazionale), Dirk Kuyt (Liverpool), Robin van Persie (Arsenal), Rafael van der Vaart (Tottenham Hotspur) e Klaas-Jan Huntelaar (FC Schalke 04).
"Futebol total"
"Futebol total" é o nome de uma teoria tática de futebol na qual qualquer jogador (exceto o goleiro) pode assumir o papel de qualquer outro jogador no time. Isso significa que todo jogador deve saber atacar, defender ou jogar no meio de campo, independentemente da sua posição. Os jogadores podem sair da posição ao ser substituídos por outra pessoa do time. Um zagueiro pode, de repente, virar atacante. O efeito principal é criar uma confusão total.
Rinus Michels
O inventor desse tipo de tática é Rinus Michels, um famoso técnico holandês. Entre 1971 e 1973, ele venceu a liga nacional (Copa KNVB), Eurocopa, Supercopa Europeia e Copa Intercontinental com seu time, o Ajax. Com Michels como técnico, a seleção holandesa chegou à final da Copa do Mundo em 1974 e 1978 e venceu a Eurocopa em 1988.