hjjjjj
363 palavras
2 páginas
Princípios de Economia Politica e Tributação : A teoria do Valor-Trabalho de Ricardo.OS ECONOMISTAS: DAVID RICARDO. Editora Nova Cultural Ltda.
Copyright desta edição 1996,Círcilo do livro Ltda.p,21-28.
O autor aborda a teoria de Smith, e faz uma analise sobre a teoria do valor-trabalho enfrentada por Smith, que seria, o valor de todas as mercadorias é determinada pela quantidade de trabalho incorporada nelas .
É o trabalho e não a utilidade ou escassez. Segundo o autor não é a utilidade ou a escassez, porque o primeiro como diz Ricardo, este atributo deve existir em toda mercadoria e a escassez também não pode ser pelo fato que se pode ser definido por alguns bens raros como vinhos, moedas raras, joias e obras de arte e não pode servir de referência.
O autor defende algumas objeções da teoria do valor-trabalho, que Adam Smith não foi feliz com suas abordagens, havendo algumas contradições em seus argumentos. A primeira era sobre diferentes qualificações de trabalhos e de intensidades, tendo que ser reduzidos a um mesmo parâmetro de valor .O autor destacou que o trabalho incorporado, ou seja,(com maquinas e equipamentos ),e que o trabalho qualificado seria um múltiplo do trabalho simples.
A segunda que trata o autor, seria a determinação dos preços a partir do esquema valor-trabalho, referindo-se a flutuação dos salários teríamos uma modificação nas relações de troca, mesmo que a quantidade de trabalho permanecesse invariáveis.
Ricardo encontrou uma solução que haveria uma mercadoria de valor que mantivesse uma média de valor invariável capaz de servir de parâmetro para as demais, essa mercadoria seria o ouro mesmo sendo uma solução insatisfatória.Marx também futuramente teria essa questão em suas mãos no (O Capital) que seria também infeliz.
Sobre o valor
O autor faz uma comparação de suas ideias com a de Adam Smith. Smith observa que o valor tem dois significados distintos : primeiro a utilidade de um objeto e o seu valor de troca,