hjjhb
976 palavras
4 páginas
Universidade Federal de Alfenas – Unifal - MGCampus Poços de Caldas
Instituto de Ciência e Tecnologia
Laboratório Multiusuário IV
ICT 21-Bases Experimentais das Ciências Naturais
Turma D
Professor Roberto Bertholdo
Medidas de pH e Solução-Tampão
Equipe:
Alessandra Mendes de Queiroz
RA: 2011.2.25.066
Alisson Martins da Costa
RA: 2011.2.25.070
Diego Lara Reis
RA: 2011.2.25.079
Ivens Chaves Anicésio
RA: 2011.2.25.091
Experimento realizado em 17 e 24 de novembro de 2011
INTRODUÇÃO
Potencial Hidrogeniônico ou pH é o termo usado para determinar a característica de uma solução com relação aos íons de hidrogênio ou hidroxila.
Algebricamente o pH é obtido através da fórmula: pH= -log[H+] em que pela concentração molar de hidroxilas adquire-se nos cálculos valores entre 0 e 14 que representam assim o valor do pH. De 0 a 6 aproximadamente o pH é tido como ácido, 7 neutro, e de 8 a 14 um pH básico.
Também pode-se medir o pH de uma solução através de sua observação utilizando o pHmetro e indicadores de pH, como: papel de tornassol, azul de bromotimol, alaranjado de metila, fenolftaleína, entre outros.
Assim sendo, um composto ácido ou básico, quando ionizado ou dissociado, libera íons H+ e OH- mudando o equilíbrio da reação, entretanto tem soluções que mesmo com o aumento/diminuição da concentração de íons H+ e OH- seu pH permanece constante, ou seja, ocorre resistência com relação a quantidade de íons presentes na solução. Esses compostos são denominados solução-tampão.
As soluções tampões são soluções que resistem a mudanças de pH quando a elas são adicionados ácidos ou bases ou quando uma diluição ocorre. Essa resistência é resultado do equilíbrio entre as espécies participantes do tampão. Um tampão é constituído de uma mistura de um ácido fraco e sua base conjugada ou de uma base fraca e seu ácido conjugado. Os tampões têm um papel importante em processos químicos e bioquímicos, nos quais é essencial a