hjddf
725 palavras
3 páginas
POLIALELIA01. (Cesgranrio-RJ) Em coelhos, conhecem-se aIelos para a cor do pêlo: C (selvagem), cch (chinchila), ch (Himalaia) e ca (albino). A ordem de dominância de um gene sobre outro ou outros é a mesma em que foram citados. Cruzando-se dois coelhos varias vezes, foram obtidas varias ninhadas. Ao final de alguns anos, a soma dos descendentes deu 101 coelhos himalaias e 99 coelhos albinos. Quais os genótipos dos coelhos cruzantes?
02. (Fuvest-SP) No coelho há uma série de quatro alelos que determinam a cor da pelagem. Quantos desses alelos devem estar presentes em cada coelho? Explique.
03. (EFOA-MG) A cor do pelo em coelhos depende de uma serie de alelos múltiplos: C, cch, cc, e ca, responsáveis, respectivamente, pelas pelagens selvagem (aguti), chinchila, himalaia e Albina. A relação de dominância entre eles é C > cch > cc >ca. Um criador colocou uma fêmea himalaia e dois machos chinchilas, de genótipos diferentes, em uma mesma gaiola. Depois de um certo tempo, nasceram 8 coelhinhos, sendo 4 chinchilas, 2 himalaias e 2 albinos. Com base nesses dados, responda:
a) Qual o genótipo da fêmea himalaia e do macho chinchila que a fertilizou?
b) Qual o resultado fenotípico esperado se a mesma fêmea himalaia cruzar com outro macho chinchila e nascerem outros 8 coelhinhos?
04. Considerando-se um locus gênico que apresenta cinco tipos de alelos alternativos (alelos múltiplos), quantos tipos de genótipos diferentes podem ocorrer em uma população diplóide?
05. (UFMG) Em coelho, os alelos C, ch e ca condicionam, respectivamente, pelagem do tipo selvagem, do tipo himalaio e do tipo albino. C é dominante sobre ch e ch é dominante sobre ca. Do cruzamento Chca x Ch ca, nasceram 120 coelhinhos. Quantos devemos esperar que sejam machos himalaios
06. Quando um caráter depende de um par de alelos (A e a), há três genótipos possíveis: AA, Aa e aa. Se houver três alelos (A1, A2 e A3), haverá seis genótipos possíveis: A1A1, A1A2, A1A3, A2A2, A2A3, A3A3.