Históricos e fundamentos da psicologia comunitária no brasil, acompanhamento psicossocial de adolescentes e exploração sexual
Sumário
INTRODUÇÃO 3 HISTÓRICOS E FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA NO BRASIL 4 2.1 No encontro de 1981 – À procura de uma compreensão de uma psicologia social comunitária 5 2.2 Encontro de 1988: À procura de sistematização 5 2.3 Trabalhos Comunitários na zona rural 6 2.4 Em busca de uma sistematização teórico-prática 6 Acompanhamento Psicossocial de adolescentes:uma metodologia inovadora no enfrentamento da exploração sexual 7 3.1 Projeto “AS MENINAS” 8 3.2 A METODOLOGIA DO CAMARÁ 8 CONCLUSÃO 10 BIBLIOGRAFIA 11
INTRODUÇÃO
O presente trabalho propõe uma síntese de alguns assuntos relacionados à Psicologia Comunitária, afim de ressaltar a importância do papel do psicólogo e o seu compromisso social com a população em geral, principalmente as de origem carente, população a qual, muitas vezes, ficam à margem da sociedade.
São abordados também, projetos sociais que visam promover o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes como, por exemplo, o projeto “AS MENINAS”, além de metodologias inovadoras no enfrentamento de exploração sexual.
HISTÓRICOS E FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA NO BRASIL
Uma revisão da psicologia comunitária no Brasil não pode ser feita fora do contexto econômico e politico do Brasil e da América Latina.
No Brasil o golpe militar de 1964 dificultou muito esse trabalho, o regime de extrema repressão não permitia nenhum tipo de reunião de pessoas que logo já era considerada subversão.
Por isso esta preocupação é mais sentida na universidade, quando em 1968 foi desenvolvida uma reflexão quanto ao seu papel nesse contexto. Professores dos cursos de psicologia questionam a sua prática e a própria psicologia como ciência passa por uma crise.
Surge nesse período e em vários países da América Latina a expressão “ Psicologia Comunitária”.
Referindo-se à atuação