Histórico: desenvolvimento dos computadores & sistemas operacionais
Desenvolvimento dos computadores
&
Sistemas Operacionais
Universidade Estadual de Goiás, março de 2013.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores
Turma: 1º ano
Alunos: Paulo Pereira de Souza Junior Hamilton Tarso
Professor: Justino Porto Neto
Universidade Estadual de Goiás, março de 2013.
Atualmente os computadores possuem a estrutura básica distribuídas da seguinte forma:
Aplicações -> Utilitários -> Sistemas Operacionais -> Linguagem de Maquina -> Microprogramação -> Circuitos Eletrônicos.
Neste histórico dividimos essa evolução em décadas, suas principais características de hardware, software, interação com o sistema e aspectos de conectividade.
Em 1642, o matemático Blaise Pascal inventou uma máquina de somar para auxiliar seu pai no processo de arrecadação de impostos. Em 1673, o matemático e filósofo Gottfried Leibniz criou uma máquina capaz de somar e multiplicar, mais tarde em 1820 Charles Colmar inventaria finalmente uma máquina capaz de executar as quatro operações.
Em 1822 Charles Babbage criou uma máquina para cálculos de equações polinomiais, mais tarde em 1833 Babbage evoluiria esta ideia para uma máquina capaz de executar qualquer tipo de operação. Enquanto Babbage se preocupava com as características mecânicas do seu invento (hardware), sua discípula Augusta Ada Byron era responsável, pela sequência de instruções executadas pela máquina (software). Em 1854 o matemático George Boole criaria a lógica booleana, base para o modelo de computação digital utilizado até hoje.
Na década de 1930 surgem as primeiras tentativas reais de criar-se uma calculadora eletrônica. Konrad Zuse desenvolveu o Z-1, baseado em relés e que utilizava lógica binária. John Vincent Atanasoff e Clifford Berry desenvolveram uma máquina para cálculo de equações lineares. Para muitos o ABC é considerado o primeiro computador eletrônico da história.
A segunda guerra mundial desencadeou o desenvolvimento de