Histórico de medicina
A medicina é a arte e ciência de evitar, curar ou atenuar doenças, serve de instrumento para a preservação da saúde o que é essencial para que o indivíduo consiga além de sobreviver, manter o seu bem-estar físico, mental e social.
É através da saúde que os demais campos da sociedade obtêm prosperidade, a correlação entre o sucesso de uma nação e as preocupações quanto à base da médica, é evidente.
MEDICINA PRIMORDIAL Shamanismo é a forma de cura mais antiga praticada de que se tem registro. Deriva-se de religiões animistas, que acreditam que existem espíritos únicos habitando em objetos naturais. O shaman tem acesso a esses espíritos para curar um paciente. Continua a existir de várias formas em diferentes culturas. Parte vital da cultura regional ou uma alternativa aos tratamentos modernos.
GRÉCIA
A medicina constituiu-se em ciência na Grécia Antiga, com os primeiros relatos e experimentos de Hipócrates, há mais de 2 500 anos.
Naquela época se acreditava que os males do corpo eram consequência de um desequilíbrio dos líquidos teóricos presentes no organismo dos indivíduos.
Com o crescimento de Roma, muitos estudiosos do mundo todo se concentraram nas cidades romanas a fim de desenvolver seus estudos.
O grego Galeno \que, através da dissecação de animais, construiu um modelo anatômico que foi empregado a partir de então para se estudar por comparação o corpo humano. O nascimento da medicina se confunde com a descoberta do regime alimentar. É o desenvolvimento da culinária adaptada aos diferentes tipos de doentes que marca o início da medicina propriamente dita. Desta forma, em conformidade com o pensamento do século V a.C, Hipócrates coloca a medicina em bases racionais e a atribui aos homens, e não aos deuses, como relatado no Prometeu acorrentado de Ésquilo. Durante o período clássico (Grécia e Império Romano) e através de Galeno (130-200), a medicina continuou a se basear em Hipócrates.
EGITO
No Egito, o