Histórico da Indormática na Educação no Brasil
662 palavras
3 páginas
Histórico da Informática na Educação no BrasilInicio e Desenvolvimento
O histórico da Informática na Educação no Brasil
A informática no Brasil se inicia por influência de outros países como França e E.U.A., pois suas escolas já tinham computadores. Assim, alguns educadores de universidades do Brasil se interessaram pela tecnologia e inicia-se nos anos 70 a evolução das maquinas e softwares que vem se atualizando desde os dias atuais.
No início, essa informática só era utilizada nas universidades como ferramenta de apoio para os professores e pesquisas. Mas em dezembro de 1981 o governo proporcionou subsídios para implantação do programa de informática na educação.
As universidades pioneiras que iniciaram as primeiras investigações sobre o uso de computador na educação foram: UFRJ, UNICAMP e UFRGS, e desde o começo o computador foi reconhecido como meio de ampliação das funções do professor, mas nunca como forma de substituí-lo.
Isso vai caminhando até chegar em 1997, uma iniciativa do Governo de São Paulo cria o Projeto Ensino On Line (EOL), o projeto fazia parte do Programa "A Escola de Cara Nova na Era da Informática – O computador a serviço da melhoria da qualidade de ensino", serve de apoio didático-pedagógico ao professor, torne a escola mais atrativa para os jovens e promova a pesquisa e integração das escolas através da Internet. Também neste mesmo ano o MEC cria o ProInfo, Programa Nacional de Tecnologia Educacional, para inserir o uso dessas tecnologias na parte pedagógica das redes publicas de ensinos Fundamental e Médio. Assim iniciou-se a capacitação dos professores para melhor utilizar os recursos de informática em sala de aula.
Em 2010 na Universidade Federal da Bahia ocorreu o II Seminário Nacional de Informática na educação. E desde então não tem parado.
Mesmo com esse avanço enorme dentro da educação, os professores ainda não estão capacitados para mudarem seus planos de aula integrando essa tecnologia. E muitos são