História militar
O processo educacional não é estático, vem se modificando, se aperfeiçoando e se adaptando com as novas ordens sociais e anseios da população. Especificamente no que se refere ao ensinar-aprender, percebe-se que essa bilateralidade contribuiu para a busca de novos supedâneos no processo o ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea. Encontrou-se na interdisciplinaridade uma inovadora forma de interação entre o docente e o discente na produção do conhecimento.
A interdisciplinaridade veio para romper os limites do conhecimento compartilhado em disciplinas, superando assim a visão restrita de mundo, com o fim de permitir diálogo entre conhecimentos dispersos.
Partindo dessa linha de raciocino pode-se citar, como aspectos que justificam a importância da interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem a formulação de um saber crítico-reflexivo por parte do aluno, bem como, a construção de um conhecimento globalizante, dentre outros aspectos.
Descreva a proposta pedagógica da Escola Nova.
Após algumas leituras acerca do assunto, percebe-se que, conforme nos ensina Anísio Teixeira, a escola tradicional era a oficina do conhecimento racional, e a oficina do trabalho era a escola do conhecimento prático. Uma não conhecia a outra, eram dois mundos à parte, que poderiam se admirar e se odiar, mas não se compreender.
Conforme nos ensina TEIXEIRA, o sistema de ensino brasileiro era elitizado, era um sistema particular de ensino secundário, de caráter acadêmico e intelectualista, e de grandes escolas de profissões liberais, estas, em sua maioria, públicas e gratuitas. Para a classe menos favorecida havia uma certa quantidade de lugares nas escolas primárias públicas, de onde poderiam estes poucos alunos se dirigir às escolas normais e técnico profissionais, estas mantidas em sua quase totalidade pelo poder público e, portanto,