História do pensamento econômico
1- O que você entende por escolas do pensamento econômico?
Escolas do pensamento econômico eram grupos baseados em ideologias e buscava a estabilidade e crescimento econômico levantando teorias para alcançar resultados através de equações entre demanda, capital, mão de obra, Estado; através de divergências ou diferenças de pensamentos buscavam a estabilidade e crescimento econômico e geração de renda.
2-Como era a economia e a sociedade no tempo de François Quesnay? Que escola formou esse médico francês?
A economia tratava-se predominantemente agrícola, sendo a terra propriedade de caráter senhorial. O capitalismo já desenhava a agricultura, e existia uma classe bem definida de arrendatários e muitos camponeses. A França estava em pleno processo de Revolução Industrial, além de deficiente na indústria, na época, não possuía grande comércio exportador e marinha competitiva como a sua rival. Sendo assim a economia estava buscando equilíbrio e a sociedade estava dividida em três classes: a produtiva, de agricultores, a dos proprietários de terras e a dos comerciantes.
François Quesnay formou a Escola Fisiocrata.
3- Qual a origem da riqueza para Adam Smith?
Para Adam Smith a riqueza é produto do trabalho humano, ele acredita que qualquer que seja o trabalho, desde que exista fator humano, é gerador de riqueza.
4- A teoria do valor (trabalho) era a mesma em Adm Smith e em David Ricardo?
A teoria do valor em David Ricardo é um complemento em relação a Adam Smith, pois segundo Smith a teoria do valor é o reconhecimento de que em todas as sociedades, o processo de produção pode ser reduzido a uma série de esforços humanos; e com David Ricardo o valor de um produto é um resultado de todo o trabalho empregado na sua produção, seja o valor pago ao trabalho dos operários, e o lucro dos capitalistas, que não deixa de ser o seu trabalho. E acrescenta o valor das máquinas usado nessa produção, pois na produção das próprias