História do Computador
A evolução do computador foi e ainda é extremamente rápida. Em um curto intervalo de tempo conseguimos de fato alcançar amplitudes jamais imaginadas pelo homem medieval. Historicamente, o primeiro artefato humano utilizado para realizar contas foi o Ábaco, sua origem remonta há mais de 5.500 anos, embora não possuísse as funções do primeiro computador, o mesmo teve grande importância por motivar a criação de novas “engenhocas”.
Nos anos de 1642 a 1802; os inventores: Blaise Pascal, Gottfried Leibnitz e Joseph Jacquard tiveram grande participação no desenvolvimento de novas máquinas, nas quais foram peças chaves para que em 1834, o cientista inglês Charles Babbage criasse uma máquina analítica capaz de executar as quatro operações (somar, dividir, subtrair, multiplicar), armazenar dados em uma memória (de até 1.000 números de 50 dígitos) e imprimir resultados. Porém, sua máquina só pode ser concluída anos após a sua morte, tornando-se a base para a estrutura dos computadores atuais e fazendo com que Babbage fosse considerado como o "Pai do Computador".
Em 1889, época do censo dos EUA, Herman Hollerith, inventor americano, estava às voltas com um problema norte-americano: estava sendo realizado um censo demográfico no país, mas se temia pela quantidade de tempo necessário para apurar todos os resultados desejados. Para piorar o caso, no censo realizado 10 anos antes, foram necessários sete anos para se chegar aos resultados buscados. Por conta disso, acreditava-se que, para este novo censo, seriam necessários 10 anos de análise. No entanto, Hollerith aperfeiçoou os cartões perfurados (Criados por Jacquard) e inventou máquinas para manipulá-los, conseguindo com isso obter os resultados em tempo recorde, isto é, 3 anos depois. Em função dos resultados obtidos, Hollerith, em 1896, fundou uma companhia chamada TMC - Tabulation Machine Company, vindo esta a se associar, em 1914 com duas outras pequenas