História do brasil
Acadêmica: Fátima Rodrigues Teixeira
Professora: Doris
Curso: Pedagogia dos anos iniciais
Sobre o texto n° 3 - '' O nome do Brasil ''
Segundo alguns historiadores, outros já tinham passado pelo Brasil antes Pedro Álvares Cabral, porém os primeiros registros de nossas terras são de Pero Vaz de Caminha e Mestre João, este último fez a primeira descrição europeia exata do Cruzeiro do Sul.
A ideia sobre o espaço físico era vaga. Durante os 20 primeiros anos do século XVI, foram dados nomes a acidentes geográficos e medidas as latitudes de norte a sul. Os portugueses disputavam o controle político dos espaços do Novo Mundo com os espanhóis.
No início do século XVI os espanhóis já exploravam a costa nordeste da América do Sul. Os franceses também enviaram navios para o Atlântico Sul. Carregaram pelo menos desde 1504 pau-brasil e estabeleceram, em 1555, uma colônia na Baía de Guanabara.
Após 1530, várias frentes colonizadoras se abriram. O território brasileiro foi fragmentado por séculos.
O Brasil não tinha um nome certo. Entre 1351 e 1500, nos mapas europeus o nome Brasil e variantes dele aparecia em lugares diferentes, como se fosse uma ilha ou até três.
Num curto tempo o Brasil se chamou Vera Cruz, nome dado por Pero Vaz de Caminha e Mestre João nas cartas enviadas a coroa. Nos 30 anos seguintes teve mais três denominações. Pelos italianos nosso país foi chamado de Terra dos papagaios. Em 1501 D. Manuel nomeou de Santa Cruz. Em 1512, começou a surgir o termo Brasil, o qual consagrou-se oficialmente em 1516.
Em meados do século XVI uma disputa dividiu humanistas e comerciantes. A linguagem e a forma de abordar a nomenclatura do Brasil era religiosa.
João de Barros conta que Cabral chamou o Brasil de Santa Crus, homenageando o Lenho Sagrado e inscrevendo o sacrifício de Cristo.
Carregamentos cada vez maiores de pau-brasil chegavam a Portugal. Assim, era como se importasse mais ''um pau que tinge panos'' do