HISTÓRIA DO BRASIL - ERA VvARGAS
402 palavras
2 páginas
6 - ELABORAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE1 – Plano de Unidade
1. Série: 7º ano do Ensino Fundamental.
2. Número de aulas: Será desenvolvido em seis aulas/geminadas.
3. Tema: HISTÓRIA DO BRASIL - ERA VARGAS
4. Conteúdo: Política brasileira, constituição, voto, movimentos de trabalhadores – golpe contra a democracia.
5. Objetivos: Compreender o contexto político, econômico e social da época, a importância da Era Vargas para o Brasil e para os trabalhadores brasileiros. Metodologia: Apresentar vídeos, documentários e estabelecer debates.
6. Recursos: sala de vídeo, computador, reportagens, fotografias.
7. Avaliação: Participação, pesquisa/trabalho, prova dissertativa
Desenvolvimento
1ª Aula:
Apresentar documentário dos discursos políticos de Vargas. Discutir com os alunos o contexto político, social e econômico do Brasil na época e o que possibilitou Vargas chegar ao poder.
2ª, 3ª e 4 ªaula:
Na década de 30, no Brasil vigorava a República Velha, O poder era centralizado entre os partidos políticos, existia uma política entre São Paulo e Minas Gerais. O presidente Washington Luis, iria indicar um mineiro para o cargo, mas apoiou Júlio Preste, causando uma revolta armada. O vice-presidente de Getulio Vargas, João Pessoa, foi assassinado, os getulistas culparam seus opositores, e com a ajuda do exército, Getúlio assume o poder. Getúlio Vargas modernizou o Brasil, criou novos Ministérios, Valorizou a política do café, criou a lei da sindicalização. Porém, Vargas queria derrubar a Constituição Brasileira, a sociedade passa então a apoiar a causa constitucional. A constituição foi aprovada em 1934, a partir daí o voto passa a ser secreto, o voto feminino, ensino primário obrigatório e diversas leis trabalhistas.
O grande trunfo de Getúlio Vargas i , em seu primeiro mandato, foi a atenção dada aos trabalhadores, criou a Lei da Sindicalização a qual permitiu avanços nas leis trabalhistas, criou a CLT, a carga horária de trabalho, direito a