História de urandi
Com relação à ferrovia, no período 1948-1951 foi finalizada a ligação da Estrada de Ferro Leste Brasileiro (BA) com a Estrada de Ferro Central do Brasil (norte de MG), empreendimento do Departamento Nacional de Estradas de Ferro (DNEF). A junção dos trilhos em Urandi com a construção do trecho mais difícil, situado no passo montanhoso Saco da Onça, nos limites entre Urandi e Licínio de Almeida, significou um feito notável para a engenharia da época. No entanto, o transporte ferroviário no Brasil experimentou sua decadência na década de 1970, com o incentivo feito ao transporte rodoviário, ainda que muitas das estradas brasileiras, como as dessa região tenham condições precárias de tráfego.
O município de Urandi possuía uma estação ferroviária que teve sua inauguração no ano de 1950. Em 1986, porém, foi desativada. Atualmente, a linha férrea que corta o município é utilizada somente para o transporte de cargas (Belo Horizonte - MG até Salvador).
PASSADO E PRESENTE: A estação em dois tempos: anos 1950 e 2011. Hoje, próximo de desaparecer, a vista da estação de Urandi, espelha exatamente isso. A vergonha de nada ser feito para proteger este aquele magnífico prédio, tanto fisicamente com historicamente, pesa sobre nossas cabeças (Fotos: anos 2011).
Está, infelizmente, abandonada há anos e sendo aos poucos destruída e saqueada por vândalos. Por outro lado, "A 'velha Estação' impressionava pelo tamanho. Apesar de sempre passar por ali, a sensação era sempre a mesma, de reverência ante a grandeza e beleza da construção. Pena que, a esta sensação, se junte o sentimento de profunda tristeza pelo estado de total abandono em que ela se encontra. Quanto mais me aproximo dela, mais posso notar os danos causados pelos desordeiros. Ela está bem próxima de desaparecer. As janelas, o piso interior, as portas, tudo já se foi. Das lindas rampas e do telhado, quase nada resta. Confesso que fico com um nó na garganta. Era interessante que nos letreiros da